sexta-feira, 13 de setembro de 2013

LEVANTE! Porra!



Yeaaaaaah!! Hoje é SEXta-feira, dia de rock bebê... LEVANTE!!
Com uma pegada brutal e longe do comum, na bateria: BIM. Chegando junto com incrível peso e versatilidade no baixo: PARIS. Trazendo um riff marcante a cada música, técnica e distorções "powerfull", na guitarra: MAYCO. Feroz e suave, limpa e enérgica, melódica e falada, na voz e guitarra: REGINALDO. Apresento-lhes a banda LEVANTE!

A banda que existe desde 2006 passou por diversas mudanças, e hoje chegou numa qualidade musical totalmente relevante pro cenário underground brasileiro. Uma coleção de ótimas influências, indo do grunge ao punk, e carregando uma pitada porradeira de Chico Science e Nação Zumbi, a banda conseguiu criar um "estilo" de som própria que traduz bem o que é rock n roll (na minha opinião, é claro). LEVANTE! aborda em suas letras muito bem escritas, temas polêmicos para a sociedade mas, que para eles fazem parte da opinião própria de cada integrante, e traz aquele poder de revolução que se torna mais poderoso com o som sincero e inovador dos caras. A banda lançou seu primeiro clipe oficial recentemente, "O filho pródigo que pensava demais" tem produção de áudio e vídeo profissionais e trazem à realidade que o underground ainda existe e ta BEM vivo. Ouvir LEVANTE! é uma honra, inovação com qualidade no rock n roll é para poucos, letras bem escritas e expressivas é algo raro, e você aí dormindo no mainstream... vem pro undeground, LEVANTE PORRA!

Abaixo segue entrevista com o vocalista e guitarrista da banda, Reginaldo:


=========================================================


anovacaradorock - O nome LEVANTE, tem algum significado, ou é de levantar-se mesmo?

Reginaldo LEVANTE! - Nossa proposta é que o nosso som se refere a toda forma de ação e reflexão dedicada a mudar o mundo. Levante é uma rebelião, uma ação de inconformidade contra a ordem estabelecida. Nosso som se propõe a expor as nossas aspirações sobre o mundo, sem qualquer amarra construída pela moralidade conservadora. Nada mais honesto, vivo e renovador do que uma rebelião de massas. O Levante faz menção a este ato sublime de comunhão de objetivos, que aspira mudar a realidade. A jornada de junho que levou milhões às ruas no Brasil tem essa força, que, sem dúvida, merece ser musicada.

anovacaradorock - Vocês se enquadram em algum estilo?

Reginaldo LEVANTE! - Nós tocamos rock, nas suas variadas formas. Gostamos particularmente da onda de Seattle, o grunge. Mas também gostamos de bandas de metal tais como Metallica, SOAD, Pantera, Slayer entre outras. Gostamos de música brasileira, que acaba ficando nas entrelinhas das nossas músicas, mas tá lá se você prestar atenção. Nosso Cd "Pessimismo da Razão Otimismo da Vontade" tem essa síntese doida.

anovacaradorock - O Levante mexe com temas polêmicos (por exemplo religião e preconceito). A idéia é causar impacto, ou as letras passam realmente o que vocês pensam?

Reginaldo LEVANTE! - Nossas letras revelam nossas opiniões, aspirações, nossa visão de mundo. Tudo é exposto sem filtros porque fazemos com toda a nossa sinceridade. A indústria cultural criou um grande filtro, em que boa parte das bandas (inclusive as do underground) acabam se rendendo ao modelo padrão de música. Nessa lógica se abre mão das coisas que realmente se sente, para encaixar a música num modelo pasteurizado. Não fazemos nenhum esforço para domar o que realmente queremos passar com as nossas músicas. É porrada do início ao fim. Essa é a nossa proposta. Não por polemismo, mas por coerência com o que defendemos. O mundo não é belo e harmonioso como descrito nas canções que estão tocando nas rádios e na TV. Se as nossas verdades causam impacto é porque realmente estão tocando nos pontos fundamentais da vida.

anovacaradorock - Qual a opinião do Levante sobre os manifestos que acontecem no país?

Reginaldo LEVANTE! - Defendemos incondicionalmente toda forma de mobilização popular dedicada a melhorar a condição de vida dos trabalhadores. Os movimentos representam um grande passo para a nossa sociedade mudar as coisas de fato, não reduzindo assim, as nossas aspirações ao jogo eleitoral. A mudança vem das ruas, historicamente é assim que se conquistam direitos sociais. Nenhuma elite cedeu seus privilégios numa mesa de negociação. Acredito que o mais importante agora seja que esta juventude que se mobilizou e continua a se mobilizar desenvolva uma organização mais efetiva e sistemática, pois não adianta ter milhares de pessoas nas ruas se não há um programa político claro e uma organização condizente com este projeto.
Os partidos políticos foram rechaçados. Uma grande desilusão acometeu as pessoas, que é compreensível até. Mas temos que ter cuidado. Nada mais interessante para as elites do que uma situação em que os trabalhadores não tem o seu partido, sua forma de organizar, seu programa, sua independência. Falta isso ainda. A galera tem que se tocar que se organizar é legítimo e urgente. É só olhar a grande mídia e ver como eles adoram quando nas manifestações os jovens rechaçam os partidos que lutam por direitos para os trabalhadores. O maior medo da elite é ver o povo organizado.


anovacaradorock - Vocês criaram um estilo, ou preferem não se rotularem?

Reginaldo LEVANTE! - Eu tenho dificuldades de fazer isso, mas acho que estamos na área de um rock mais pesado, entre o metal e o grunge (se é que é possível fazer essa divisão, já que há uma relação entre ambos) com pitadas de música brasileira. Não gosto de delimitações muito específicas, mas também não dá pra dizer que a gente toca qualquer coisa. Tem uma ênfase em torno dessas paradas do grunge e metal.
6 - espaço para considerações finais: Agenda, informações e etc..
Estamos na correria divulgando nosso primeiro clipe "O Filho Pródigo que Pensava Demais" que está no youtube. Além disso, estamos divulgando nosso Cd "Pessimismo da Razão Otimismo da Vontade". Estávamos fazendo vários shows, mas agora vamos dar uma parada para fazer teste com alguns bateristas. Quem puder dá uma chegada na nossa página no facebook, lá tem todo o nosso material com fotos, agenda, músicas e o clipe.
Nós participamos de um coletivo chamado Rock em Movimento, que organiza eventos com bandas, no esforço de fazer um intercâmbio com diferentes estilos de rock. Dia 20 de setembro e 4 de outubro vão ocorrer mais duas edições lá na Maré, Rio de Janeiro. Fiquem ligados, pois o cenário tá bombando, mesmo que os grandes meios de comunicação não deem atenção. Quem faz a cena somos todos nós! Grande abraço


anovacaradorock  - espaço para considerações finais: Agenda, informações e etc..

Reginaldo LEVANTE! - Estamos na correria divulgando nosso primeiro clipe "O Filho Pródigo que Pensava Demais" que está no youtube. Além disso, estamos divulgando nosso Cd "Pessimismo da Razão Otimismo da Vontade". Estávamos fazendo vários shows, mas agora vamos dar uma parada para fazer teste com alguns bateristas. Quem puder dá uma chegada na nossa página no facebook, lá tem todo o nosso material com fotos, agenda, músicas e o clipe.
Nós participamos de um coletivo chamado Rock em Movimento, que organiza eventos com bandas, no esforço de fazer um intercâmbio com diferentes estilos de rock. Dia 20 de setembro e 4 de outubro vão ocorrer mais duas edições lá na Maré, Rio de Janeiro. Fiquem ligados, pois o cenário tá bombando, mesmo que os grandes meios de comunicação não deem atenção. Quem faz a cena somos todos nós! Grande abraço

Reginaldo Costa (vocalista e guitarrista do LEVANTE!)


=========================================================


LINKS DA BANDA
Clipe "Filho Pródigo que Pensava Demais": http://www.youtube.com/watch?v=WRMIfN6qSlg

3 comentários:

  1. Gostei da entrevista e parabéns pelo blog tbm! sucesso LEVANTE!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!! Tomara que cada vez mais surjam bandas coerentes com os ideais referentes a classe trabalhadora.

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer parte do nosso blog, deixe seu comentário!