segunda-feira, 7 de abril de 2014

Escute, pense, reproduza! Nove Zero Nove!



Um bom dia as damas e aos cavalheiros do rock! Segunda feira de Sol forte no RJ, e pra dar aquela motivada na galera, anovacaradorock traz hoje pra vocês, uma das bandas que mais cresce no cenário indepenente nacional no momento, NOVE ZERO NOVE!

A Nove Zero Nove foi criada em 2009, é oriunda da Lapa (RJ) e tem um som que vai alcançar o país em breve. O som dos caras é diferente de tudo que havia rolado até hoje (pelo menos pra mim, rsrs). Com as guitarras em total sintonia, eles arrancam uma composição cheia de riffs e fraseados, deixando uma sonoridade que faz muito bem aos ouvidos. Um baixo que traz a linha necessária nas horas certas, muito bem sincronizado com o bumbo da bateria, fazendo assim o peso se tornar algo evidencial no som. As letras dos caras falam desde cotidiano até indignação política, e tem no vocal uma força e entrega que eu sinto falta a muito tempo nas bandas atuais. A banda fez a abertura do show do Dead Fish em Juiz de Fora/MG, no último sábado e segue na estrada com shows marcados até junho.  Sem chororô, sem mimimi, o Nove Zero Nove faz um som verdadeiro, visceral, onde consegue alcançar uma gama de fãs de todos estilos dentro do rock n' roll. Vale muito a pena conferir o trabalho da banda, você também se tornará fã dos caras. Abaixo segue entrevista do blog anovacaradorock, pra galera conhecer um pouco mais da Nove Zero Nove.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


anovacaradorock - A Nove Zero Nove já é bastante consolidada no mercado independente por ser bem conhecida. Gostaria de saber qual o objetivo da banda: Chegar no mainstream ou viver do underground (se é que dá)?

Nove Zero Nove - Nós acreditamos que toda banda em sua essência vislumbra fazer grandes shows, tocar para públicos grandes e fazer seu som ser propagado para o maior número de pessoas possíveis. Sabemos que existem diferentes vertentes de pensamento sobre underground ou mainstream e esse sempre foi e sempre será um debate homérico entre o que é ser mainstream sem se vender e o que é ser underground sem querer crescer. Apesar de entendermos e aceitarmos todas as opiniões sobre o assunto, a nossa é: Nosso objetivo como banda é 'tocar no mundão' e acreditamos que o mainstream abre uma gama maior de possibilidades para que isso aconteça.

anovacaradorock - Qual a origem do nome da banda?


Nove Zero Nove - O nome Nove Zero Nove foi inspirado no número do apartamento do vocalista da banda, pois quando a banda começou, era onde a gente se reunia para compor as músicas, fazer os arranjos, fazer as pirações costumeiras de cada dia entre outras cositas más. Pensamos em vários nomes mas nenhum resumiu tão bem o espírito da banda como Nove Zero Nove

anovacaradorock - Ouvindo o som da NZN percebemos um som bom de ouvir rock n roll, mas não consigo rotular a banda num estilo. Quais as principais influências da banda?

Nove Zero Nove - Esse termo rotular é muito usado para definir as bandas de um modo geral para tentar comparar de uma forma mais genérica todas as bandas e quando falam que nós somos difícil de ser rotulados pra nós é um puta elogio, pois temos um estilo que nos abre um leque de possibilidades sonoras dentro do próprio rock n'roll para podermos deixar nossa criatividade fluir. Nossas influências são diversas, tais como Rage Against the Machine, Nirvana, Foo Fighters, Thrice, Circa Survive, Mars Volta, entre outras bandas.

anovacaradorock - O desrespeito com músicos e bandas no país, é algo que está presente em muitos estados. Vocês acham que no RJ isso tá diminuindo, ou só piora?

Nove Zero Nove - Por vários acontecimentos recentes que temos acompanhado, acredito que o desrespeito para com os músicos no RJ piora e muito por um lado, porém existe uma parcela de melhoria em alguns sentidos.
Um exemplo: Existem músicos sendo desrespeitados todos os dias nas ruas, sendo expulsos do lugar onde estão fazendo o seu trabalho artístico por imposições políticas, uma prática pré-histórica ditatorial. Além do fato ocorrido com a nossa banda na rodoviária do Rio, onde uma viação impôs a nossa banda pagar 50 reais por instrumento musical que fossemos levar no ônibus para uma viagem para o Espirito Santo. Prática de extorsão ativa bem no coração do rio de janeiro, uma máfia dos instrumentos foi instaurada na rodoviária e isso não pode ser deixado de lado.

anovacaradorock - No ano de 2014 já aconteceram algumas coisas boas pro cenário rock n roll do país como por exemplo, a votlta da Rádio Cidade e a chegada da Kiss FM. Os locais pra mostraa o trabalho de bandas autorais e independentes também cresce. O que vocês acham do movimento rock n roll em geral? Tanto no mainstream quanto no undeground.

Nove Zero Nove - Decidimos complementar a resposta da pergunta de cima nesta aqui, pois iriamos comentar que também existem lugares que valorizam o músico carioca. Existe uma cena underground muito forte no Rio de Janeiro. Essa cena vive e pulsa. É uma união feita por músicos e produtores onde o maior objetivo é o fortalecimento do rock n'roll no Rio de Janeiro. 
Existem diversos movimentos que se unem, antes existia uma segregação entre as bandas e uma disputa insana para ver quem era a melhor e maior banda. Acreditamos que isso tenha mudado e para melhor, hoje vejo bandas se ajudando, dialogando entre si, correndo atrás de objetivos que são em comum para todas, sem ego e sem prepotência. Todos sabemos que tem espaço para todo mundo, todos os estilos tem o seu valor e devem ser respeitados. Existem lugares e eventos e bandas que valorizam e muito essa cena independente que está acontecendo no Rio de Janeiro.
Existem eventos como o Sunday Rock, Rock na Feira, Rock Pense, Speed Rock, WebFestValda entre outros muitos que valorizam as bandas participantes. Existem muitas bandas que estão na crescente no rock n roll carioca, acreditamos que não exista uma banda forte carioca no mainstream hoje em dia, AINDA. Temos bandas como Canto Cego, Stereophant, Drenna, Folks, Ollie, Medulla, Facção Caipira, Clashing Clouds, Confronto, Maieuttica, Ultraleve, Fleeting Circus, Pessoal da Nasa, Ventre, entre outras tantas que independente do estilo de rock que façam, todas tem um espaço no mercado carente do rock e no dial de qualquer programação de rádio do Brasil.


anovacaradorock - A Nova Cara do Rock agradece a participação da banda, e deixa aqui um espaço para considerações finais, agenda e informações da banda.

Nove Zero Nove - Agradecemos muito esse espaço que nos foi dado para passarmos um pouco da nossa ideia sobre o cenário musical carioca e sobre o que a Nove Zero Nove pensa e como age. Nossa agenda de shows é sempre atualizado no nosso site, que além da agenda pode encontrar os links para o Youtube, Facebook e Twitter e também podem baixar nosso EP:


Vocês também podem encontrar maiores informações sobre o dia-a-dia da banda na nossa fã-page do Facebook: 


Agradeçemos mais uma vez a oportunidade e fé no Rock!!!

#acenavive #procuresaber

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por fazer parte do nosso blog, deixe seu comentário!